PICASSO 2010

Exposio Linleos e Gravuras, Aquisies Recentes da Coleco Bancaja
2 Julho a 26 Setembro de 2010

picasso_2010_xxl

Uma vez mais em colaborao (desde 1997) com a Fundacin Bancaja, a entidade que proprietria da maior coleco mundial de arte grfica de Pablo Picasso, a Fundao D. Lus I apresenta um raro e valioso conjunto de gravuras, em linleo, do mestre espanhol, uma das tcnicas que dominou com extraordinria proficincia e eficcia, chegando mesmo a criar um novo mtodo de estampagem.

Esta tcnica (a linogravura) similar de entalhar sobre madeira: escava-se e corta-se com goivas e lminas sobre o linleo, ficando em relevo unicamente a imagem criada pelo artista e sendo necessrio gravar uma prancha de linleo para cada cor.

Placa_Picasso2

Para obter a imagem final, estampam-se sobre o mesmo papel todas as pranchas de linleo por meio de uma prensa. Geralmente, comea-se por estampar as cores mais claras e depois as mais escuras. Por vezes Picasso invertia o processo, obtendo cores mais vibrantes e menos uniformes. Picasso inventou um novo mtodo: uma nica prancha para todas as cores.

Vejo o convite (em PDF)

Ainda sobre Picasso