MÁRIO RITA |
Exposição Pintura 19 de Fevereiro a 3 de Abril de 2011 A Fundação D. Luís I apresentou no Centro Cultural de Cascais uma exposição de pintura de Mário Rita. Natural de Silves, Mário Rita completou o Curso de Artes Gráficas na Escola de Artes Decorativas António Arroio e obteve licenciatura em Artes Plásticas / Pintura na Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Mário Rita expõe regularmente desde 1983 e a sua obra foi conquistando reputação nacional e internacional através de vários prémios que a têm vindo a distinguir.
A propósito da obra de Mário Rita, Eurico Gonçalves assinala “a notável capacidade criativa” do pintor, considerando que essa capacidade resulta do facto de “os quadros se resolverem uns aos outros, uns em função dos outros.” Ou, como refere Emília Ferreira no texto que escreveu para o catálogo da exposição no Centro Cultural de Cascais: “mais do que um conjunto de regras, a escala é um dado central da percepção.”
Ou ainda, como refere no texto de abertura do catálogo o Presidente da Fundação D. Luís I, António D’Orey Capucho: “A diversidade de perspectivas relacionada com os trabalhos de Mário Rita agora em exposição no Centro Cultural de Cascais dá conta de um artista polifacetado, de oficina segura na hábil gestão das cores e dos motivos. Não obstante apontarem estes para um caos organizado ou, se quisermos, para uma desconstrução cromático-conceptual da qual se obtêm efeitos visuais surpreendentes, a linguagem estética das referidas produções é poupada às rupturas intrínsecas à cosmovisão do artista. Imagens da Exposição no Centro Cultural de Cascais
Clipping |