Exposição Prémio Artes Plásticas União Latina 9 de Abril a 29 de Maio de 2011

A Fundação D. Luís I, em parceria com a União Latina, apresenta de 9 de Abril a 29 de Maio de 2011, no Centro Cultural de Cascais, o prestigiado Prémio de Artes Plásticas União Latina. Este prémio, bienal, foi atribuído pela primeira vez em 1992.
Posteriormente o seu âmbito foi alterado para permitir incluir outras disciplinas, como a fotografia, o vídeo e a instalação.
A exposição que está patente no Centro Cultural de Cascais até ao final de Maio, contempla obras de Pedro Barateiro, Mauro Sequeira, Von Calhau e Renato Ferrão, artistas seleccionados por um júri composto pelos críticos e curadores Luísa Soares de Oliveira (Crítica de Arte), Helena de Freitas (Fundação Casa das Histórias - Museu Paula Rego), Bruno Marchand (Curador), Pedro Faro (Revista Arte) e Ricardo Nicolau (Fundação de Serralves).
Renato Ferrão
Pedro Barateiro
 Von Calhau
 Mauro Cerqueira

Os artistas seleccionados foram convidados a participar numa exposição colectiva, onde um júri internacional constituído por: Marianne Lanavère (Directora de La Galerie, Centre D’Art Contemporain- França), Alberto Ruiz de Samaniego (Fundação Luis Seoane – Espanha), Carolina Italiano (MAXXI, Museo Nazionale delle Arti del XXI secolo – Itália) e Lúcia Marques (curadora e critica de Arte – Portugal) reunido na sede da Fundação D. Luís I, no Centro Cultural de Cascais, no dia 8 de Abril de 2011, decidiu outorgar o Prémio a Renato Ferrão. O Prémio foi entregue na cerimónia de inauguração da exposição no dia 8 de Abril de 2011, no Centro Cultural de Cascais. Esteviveram presentes representantes do Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Ministra da Cultura, assim como, outras personalidades, artistas, embaixadores e outros convidados. A União Latina é uma organização intergovernamental que tem como objectivo a difusão das línguas e culturas latinas.
Imagens da Exposição no Centro Cultural de Cascais
Clipping
|