VIRAGEM DE ÉPOCA |
Viragem de Época 100 anos da execução do último Imperador russo
A exposição "Viragem de época" é dedicada aos últimos anos do reinado do Imperador russo Nicolau II e ao acontecimento trágico no dia 17 de julho de 1918 na cidade de Ekaterinburgo – a execução de Nicolau II e da sua família. As fotografias e informação da exposição vão ajudar a recriar as imagens da vida dos últimos Romanov e sentir a viragem trágica que aconteceu na Rússia naqueles tempos difíceis.
Viragem de Época Centenário do Regicídio na Rússia
1. Ilia Galkin Nicolau II (1868-1918) – último Imperador russo (1894-1917), coroado em 1896, filho mais velho do Imperador Alexandre III. Casado com Aleksandra Feodorovna, nascida Princesa Alice de Hessen-Darmstadt. Apesar do acelerado desenvolvimento económico da Rússia, durante o seu reinado, a conflitualidade social e política levou o país às revoluções de 1905 e 1917. Abdicou o trono em março de 1917. No Verão do mesmo ano foi exilado em Tobolsk. Na Primavera de 1918, foi transferido, por ordem dos bolcheviques, para Ekaterimburgo. Onde foi morto em julho de 1918, com toda a sua família. Em 2000, foi proclamado santo pela Igreja Ortodoxa Russa.
2. AS COMEMORAÇÕES DOS TREZENTOS ANOS DA DINASTIA ROMANOV 1917 foi o último ano de governo da dinastia Romanov.
3. CRÓNICAS DA CASA ROMANOV Retratos do primeiro e do último Czares Romanov - Mikhail Feodorovich e Nicolau II
4. CRÓNICAS DA CASA ROMANOV Retratos da primeira e da última Czarinas Romanova – Evdokia Lukiaynovna e Aleksandra Feodorovna
5. ÍCONE "NOSSA SENHORA FEODOROVSKAYA COM MILAGRES" Ícone "Nossa Senhora Feodorovskaya"- santa protetora dos Romanov. O fundador da dinastia Mikhail Feodorovich é dito ter recebido a bênção para o seu reinado do ícone de Nossa Senhora Feodorovskaya.
6. IMPERATRIZ ALEKSANDRA FEODOROVNA Nascida princesa Alice de Hesse e Darmstadt, era filha de Luís IV, Grão-Duque de Hesse e Reno, e da princesa Alice do Reino Unido, segunda filha da rainha Vitória. Alice mudou o nome para Alexandra quando se converteu à Igreja Ortodoxa Russa. Do casamento com Nicolau II nasceram quatro filhas e um filho Alexei - herdeiro do trono russo. Foi executada com toda sua família em 17 de julho de 1918 em Ekaterimburgo.
7. ÍCONE "SÃO SERAFIM DE SAROV" Serafim de Sarov (morreu em 1833) - foi um monge e taumaturgo ortodoxo e um dos santos mais venerados da Igreja Ortodoxa Russa. Foi glorificado em 1903 por iniciativa de Imperador Nicolau II, que considerava que o tão longamente esperado herdeiro do trono russo nascera por graça das orações a Serafim de Sarov.
8. IMPERADOR NICOLAU II E IMPERATRIZ ALEKSANDRA FEODOROVNA São-Petersburgo. 1895
9. NICOLAU II COM O HERDEIRO DO TRONO RUSSO,
SEU FILHO ALEXEI, O PRIMO-IRMÃO REI DO REINO UNIDO JORGE V E O SEU FILHO
1910 Os Romanov tinham ligações com várias casas reais europeias. OS FILHOS DO NICOLAU II A PARTICIPAR NUMA RECOLHA DE OFERENDAS PARA A SOCIEDADE CONTRA A TUBERCULOSE
10. REUNIÃO DO COMANDO SUPERIOR MILITAR No inicio do ano de 1917, a Rússia estava envolvida, desde há 2 anos e meio, na Grande Guerra e tinha sofrido perdas pesadas em pessoas e territórios. O conflito tinha abalado o sistema político e a economia do país e destruído o sistema social em que o regime assentava.
11. IMPERADOR NICOLAU II Em 2 de março de 1917 o Imperador Nicolau II assinou a abdicação do trono, em seu nome e de seu filho, o Tsarevich Alexei. Em Outubro de 1917, o Partido Bolchevique, liderado por Lenine, chegou ao poder e decidiu, na primavera de 1918, enviar Nicolau II e a sua família para a cidade de Ekaterinburgo. Onde, na noite de 17 de julho de 1918, foram mortos na casa Yepatiev, onde estavam hospedados.
12. TSAREVICH ALEXEI NICOLAEVICH Quinto filho, e único filho varão, de Nicolau II e de Aleksandra Feodorovna. Executado em Ekaterinburgo em 17 de julho de 1918 com os seus pais, irmãs e criados. Foi glorificado pela Igreja Ortodoxa Russa como santo mártir.
13. CARRUAGEM-GABINETE DO COMBOIO REAL Em 2 de março de 1917, num comboio bloqueado na estação de Dno, perto de Pskov, o Imperador Nicolau II assinou a abdicação do trono, em seu nome e de seu filho, o Tsarevich Alexei
14. DIÁRIO DO IMPERADOR NICOLAU II "Necessária a minha abdicação... Tornou-se claro que para a salvação da Rússia e para a permanência e em ordem do exército na linha de frente era necessário tomar esta decisão. Concordei ... EM VOLTA, TRAIÇÃO E COBARDIA E MENTIRA!"
15. LIMPEZA DE NEVE. NICOLAU II COM O FILHO NUM PARQUE PERTO DO PALÁCIO DE ALEXANDRE ABASTECIMENTO DA LENHA PARA O INVERNO Desde março de 1917 que Nicolau II e a sua família viviam sob prisão no Palácio de Alexandre em Tsarkoye Selo, perto de Petrogrado. Em agosto de 1918 a família imperial foi transferida para a cidade de Tobolsk, na Sibéria, em seguida sendo mudados para Ekaterimburgo, nos Urais.
16. DOCUMENTOS DE ENTREGA DE ALIMENTOS PARA O TSAREVICH ALEXEI
E PARA OS OFICIAIS DA GUARDA DO PALÁCIO DE ALEXANDRE
Junho-julho 1917 "Entrega de confeitaria para o apartamento de Alexei Nicolaevich, rebuçados de nata, cerca de meio kilo". "Entrega ao bufete dos oficiais da guarda de chá, açúcar e pão". "Entrega pela dispensa de rebuçados de nata, cerca de um kilo, para viagem".
17. ÍCONE "JOB" Job foi um santo (patrono) pessoal do Imperador Nicolau II. É um personagem do livro mais antigo da Bíblia, do Livro de Job do Antigo Testamento. Satanás desafia a integridade de Job, e Deus permite que Satanás interfira na sua vida, resultando na tragédia de Job: a perda instantânea de seus bens, de seus filhos e da sua saúde. Job, porém, não blasfemou contra Deus e o Senhor devolveu a Job em dobro tudo o que antes possuía.
18. IMPERADOR NICOLAU II, IMPERATRIZ ALEKSANDRA FEODOROVNA,
O HERDEIRO DO TRONO TSAREVICH ALEXEI, GRÃ-DUQUESAS OLGA, TATIANA, MARIA E ANASTASIA, NO IATE REAL "SHTANDART"
1908
19. RETRATO DO PATRIARCA DO MOSCOVO E DE TODA A RÚSSIA TIKHON Em 21 de junho 1918, durante a liturgia na Catedral de Kazan, em Moscovo, o Patriarca Tikhon condenou a execução da família real: "Aconteceu uma tragédia: foi executado o antigo Imperador Nicolau Aleksandrovich. Temos, obedecendo às palavras de Deus, que condenar este ato, caso contrário o sangue dos assassinados ficará também nas nossas mãos, juntando-nos às pessoas, que o fizeram. Sabemos que ele assinou a abdicação do trono, pensando no bem e por amor a pátria. Podia, depois da abdicação, encontrar segurança e sossego fora do país mas não fez isso, querendo sofrer com a Rússia. Nada fez nada para melhorar a sua situação, submetendo-se resignadamente ao destino".
20. ÍCONE "SANTOS REAIS MÁRTIRES TSAR NICOLAU, TSARITSA ALEKSANDRA,
TSAREVNI OLGA, MARIA, TATIANA, ANASTASIA, TSAREVICH ALEKSEY"
2008 Representação da família do último Imperador russo Nicolau II. A família do ultimo Imperador russo Nicolau II foi glorificada pela Igreja Ortodoxa Russa, em 2000, como santos mártires reais "strastoterptsi", designando aqueles santos que, imitando Cristo, suportaram sofrimento físico e moral e a morte da parte dos seus adversários.
21. ÍCONE DE NOSSA SENHORA "TODA PODEROSA" Em 2 de março de 1917, em Kolomenskoye, propriedade dos Czares russos nos arredores de Moscovo, foi descoberto um ícone de Nossa Senhora "Toda Poderosa" No ícone, Nossa Senhora está sentada num trono, como Rainha do Céu, com o orbe e cetro nas mãos e coroada. Nos joelhos, está sentado Jesus. Na parte superior do ícone está desenhada a figura de Deus Pai.
22. Durante séculos, Kolomenskoye foi propriedade de verão dos Czares russos nos arredores de Moscovo. Neste momento, Kolomenskoye é um dos maiores museus na Rússia. No centro da propriedade, encontra-se a Igreja da Ascensão, do seculo XVI, magnífico edifício pela sua beleza e grandeza. Em 1994, a UNESCO classificou esta igreja de Património Cultural da Humanidade.
23. IGREJA DA ASCENSÃO EM KOLOMENSKOYE DE 1532 Lugar de descoberta do ícone de Nossa Senhora Toda Poderosa
24. ÍCONE DE NOSSA SENHORA "TODA PODEROSA" Uma das primeiras cópias do ícone original. Inscrição na parte inferior do ícone:
25. PROCISSÃO EM HONRA DE NOSSA SENHORA "TODA PODEROSA" Durante séculos, procissões com os ícones mais venerados foram testemunho da fé dos ortodoxos russos na ajuda e proteção dos seus santos.
26. LENÇO PARA O ÍCONE DE NOSSA SENHORA "TODA PODEROSA" Lenços, feitos dos tecidos mais valiosos, colocavam-se por baixo dos ícones mais venerados, como um sinal de particular devoção. Está bordada a inscrição: "Vitoriosa Toda Poderosa ensina-nos a pedir perdão."
27. IGREJA DE NOSSA SENHORA DE KAZAN EM KOLOMENSKOYE Desde 1990, o ícone de Nossa Senhora Toda Poderosa encontra-se na Igreja de Nossa Senhora de Kazan em Kolomenskoye
28. MISSA EM HONRA DO ÍCONE DE NOSSA SENHORA TODA PODEROSA Argentina, Buenos Aires, 2008
29. O PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO RUSSA, VLADIMIR PUTIN,
E O PATRIARCA KIRILL NA INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO "RÚSSIA ORTODOXA"
Moscovo, 2015 O ícone de Nossa Senhora Toda Poderosa foi apresentado na exposição aos fiéis como símbolo da unidade intangível da Rússia.
30. O PATRIARCA DE MOSCOVO E DE TODA A RÚSSIA KIRILL NA EXPOSIÇÃO EM KOLOMENSKOYE No Museu de Kolomenskoye teve lugar, com grande sucesso, a exposição "Nossa Senhora Toda Poderosa Protetora da Rússia", em honra deste ícone. A presença do Patriarca Kyrill deu particular significado a esta exposição.
|