JOSÉ GOMES FERREIRA

755 emvozalta sem JOSEGOMESFERREIRA

José Gomes Ferreira

Todos os sábados de 24 de outubro 20 de novembro

JOSÉ GOMES FERREIRA (1900-1985) Escritor e poeta português, estudou nos liceus de Camões e de Gil Vicente onde teve o primeiro contato com a poesia. Colaborou com Fernando Pessoa, ainda muito jovem. Está em todos os grandes momentos "democráticos e antifascistas" e colabora com outros poetas neorrealistas num álbum de canções revolucionárias compostas por Fernando Lopes Graça, com a sua canção Não fiques para trás, ó companheiro. A sua poesia encontra-se coligida em Poeta Militante (6 vols., 1977-78). No domínio da ficção, publicou O Mundo dos Outros (1950), Aventuras Maravilhosas de João Sem Medo (1963), Tempo Escandinavo (1969) e O Irreal Quotidiano (1971). Merecem também referência as suas memórias, com o título A Memória das Palavras (ou o Gosto de Falar de Mim) (1965).

Livro «ELÉTRICO»

I a V – João Meireles
VI a X – Luís Lucas

XI a XV – Nuno Gonçalo Rodrigues
XVI a XX – Jorge Silva Melo

XXI a XXV - Manuel Wiborg

XXVI a XXX - João Meireles
XXXI a XXXV - Luís Lucas

XXXVI a XL - Nuno Gonçalo Rodrigues
XLI a XLV - Jorge Silva Melo

XLVI a L - Manuel Wiborg
LI a LIII - João Meireles

LIV a LVI - Luís Lucas
LVII a LX - Nuno Gonçalo Rodrigues

LXI a LXIII – Manuel Wiborg
LXIV - Jorge Silva Melo

x  x  x

JOÃO MEIRELES

Tem o curso do IFICT (1992). Trabalhou com Luís Varela, Manuel Borralho, Ávila Costa, Adolfo Gutkin, Aldona Skiba-Lickel, José António Pires, o Pogo Teatro e o Teatro Bruto. Integra os Artistas Unidos desde 1995, onde participou, mais recentemente, em Gata em Telhado de Zinco Quente de Tennessee Williams (2014), As Histórias do Senhor Keuner de Bertolt Brecht (2015) e Jogadores de Pau Miró (2016).

JORGE SILVA MELO

Estudou na FLUL e na London Film School. Estagiou com Giorgio Strehler em Milão e com Peter Stein em Berlin. Fundou o Teatro da Cornucópia em 1973. Fundou em 1995 os Artistas Unidos de que é diretor artístico.

LUÍS LUCAS

Estreou-se em 1972 no Teatro da Comuna de que foi um dos membros fundadores. Em França estagiou no Théatre du Soleil e foi assistente de Jean Jourdheuil e Patrice Chéreau. Tem desde então trabalhado com o Teatro da Cornucópia, Osório Mateus, Teatro da Graça, Teatro Nacional D.Maria II e muito frequentemente no cinema com realizadores como João Botelho, José Álvaro Morais, Manoel de Oliveira, Solveig Nordlund, Jorge Silva Melo e Eduardo Geada.

MANUEL WIBORG

Estreou-se no teatro com Amo-te de Abel Neves (enc.: Almeno Gonçalves - Teatro da Cornucópia). Fundou os APA - Actores Produtores Associados para quem dirigiu Universos e Frigoríficos de Jacinto Lucas Pires. Trabalhou também com Jean Jourdheuil, Luís Pais, António Cabrita, Mala Voadora, Companhia de Teatro de Almada e Cortina de Fogo - Teatro Urbano. Na televisão é presença regular desde 1992.

NUNO GONÇALO RODRIGUES

É diplomado pela ESTC. Em 2013, em conjunto com João Pedro Mamede e Catarina Rôlo Salgueiro, fundou OS POSSESSOS. Nos Artistas Unidos participou mais recentemente em A Noite da Iguana de Tennessee Williams, A Vertigem dos Animais Antes do Abate de Dimítris Dimitriádis (2017), O Grande Dia da Batalha de Máximo Gorki e Jorge Silva Melo (2018) e Retrato de Mulher Árabe que olha o mar, de Davide Carnevali (2018).

<<  Novembro 2020  >>
  2  3  4  5  6  7  8