755desafiosPARQUES

  

 

 Parques e Jardins 

 

ESPAÇOS VERDES DO BAIRRO DOS MUSEUS

A PAISAGEM DO BAIRRO

 

 

Sempre na relação com o Património Cultural e Natural do Bairro dos Museus, queremos que continuem ligados à Natureza e à Arte de forma criativa e lúdica, desta vez a partir de casa.

Vão surgir desafios relacionados com o tema da Paisagem. As propostas levam até casa a paisagem do Bairro dos Museus e desafiam-vos a observarem a vossa paisagem através das janelas de casa.

Fiquem atentos... para cada desafio esperamos que nos enviem as vossas paisagens!

 

 

 

755 ENVOLVE-TE 25

 

"Construção de pincéis naturais"


O Parque Marechal Carmona resulta da junção dos Jardins do Palácio Condes Castro Guimarães com o Parque da Gandarinha. É um parque com 7 hectares, com características Românticas, e tem zonas de mata e de jardim, em que as suas árvores têm um porte imponente. Atravessa-o a Ribeira dos Mochos e tem uma rede de caminhos internos que nos convidam à descoberta de diversas zonas e ambientes. Esperamos em breve poder regressar a disfrutar deste pulmão verde do centro histórico de Cascais, onde a natureza nos convida a brincar, caminhar e contemplar o Património Natural do Bairro dos Museus.
Enquanto isso, propomos que disfrutemos da nossa relação com a natureza, na medida das nossas possibilidades, que possamos ir criando com a matéria-prima da ÁRVORE. Caminhando já entre o Inverno e a Primavera, observemos como estão as árvores ao nosso redor, da nossa janela, jardins ou espaços naturais onde façamos os nossos passeios «higiénicos», se as Árvores e a sua folhagem é perene e não perdeu as suas folhas ao longo deste inverno; talvez as possamos recolher e experimentar fazermos esta proposta de PINCÉIS NATURAIS.
Curiosidade: Existem dois tipos de folhagem Perene: a Perene de folha larga (como a da nossa Borracheira Centenária e das Alfarrobeiras no Parque Marechal Carmona) e a Perene Agulha (como a dos Pinheiros ou dos Ciprestes nos Jardins da Casa das Histórias Paula Rego e no Museu do Mar Rei D. Carlos) sendo que, esta última, será a mais indicada para este nosso desafio.
Mostrem-nos as vossas criações através do email Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar . Divirtam-se!

 

 

 

 

ENVOLVE-TE casa 8

Partilhamos a última fotografia que o Serviço Cultural e Educativo do Bairro dos Museus, pelos Parques e Jardins, registou antes do isolamento social. Destacamos as flores brancas e rosas da Prunus cerasifera var. pissardii no Parque Marechal Carmona.

Desafio entre Paisagens "Da minha janela vejo": publiquem a última fotografia da Natureza que tiraram com o telemóvel antes deste isolamento (não vale batotas). Identifiquem o local e uma palavra que essa imagem vos faça lembrar.

 

 

 


Raquel de Lisboa
Parque dos 7 Montes, Tomar,
fevereiro de 2020;
Palavra escolhida: LIBERDADE
 
Rute de Sintra
Quinta da Samoqueirinha,
Vila Nova de Mil Fontes;
Palavra escolhida: LUZ
 
 
250 1 Raquel desafio8           250 2 Rute desafio8            

 

 

ENVOLVE-TE casa 9 copy

Conta-se que esta Oliveira (Olea europaea L.) chegou do Alqueva, aquando a construção da sua barragem, transportada num camião com outros exemplares de Árvores, directamente para o Parque Marechal Carmona. Quem já reparou na sua forma curiosa? Vista de vários lados pode fazer lembrar tanta coisa... há crianças que já viram um dragão, outras uma velhinha e esta fotografia o que vos faz lembrar? A sua abertura pode ser uma janela, o que vemos do através dela?

 

Desafio 1:
Abram as janelas da vossa casa; elas vão ser nossas aliadas para garantir o contacto com o lado de fora. Sintam o ar fresco entrar, a temperatura e a luz que oscilam ao longo do dia. Que natureza conseguem ver do lado de fora? Quantas plantas e/ou árvores vêm na rua, nas casas dos vizinhos ou mesmo no jardim/terraço/varanda da vossa casa? Registem (com desenhos simples, com escrita ou fotografias) tudo o que os vossos olhos alcançam que seja natural (e aproveitem para refletir sobre o que é a natureza, e o que é natural).

 

Desafio 2:
Experimentem agora observar a paisagem por 1 minuto. Fechem os olhos e tentem desenhar de memória tudo o que viram. Tentem recuperar todos os detalhes. Abram os olhos e vejam a paisagem novamente. O que faltou nos vossos desenhos?

 

 

 

ENVOLVE-TE casa 10 copy

 

Quem já foi ao Parque Marechal Carmona não se esquece da presença dos seus habituais habitantes que vivem "à solta" neste parque do Bairro dos Museus. Já pensaram que estes continuam no seu habitat natural, agora isolados da presença humana e provavelmente a estranharem a nossa ausência?

Desafio/ jogo em família: Que animal sou eu? 
Vão precisar de algumas imagens de animais que gostem (do tamanho de um postal), podem ser cartas de algum jogo que tenham em casa; podem também criar as vossas próprias cartas com recortes de revista, fotografias ou desenhos. Com uma mola da roupa, prende-se uma imagem de um animal nas costas de um participante; o objetivo é adivinhar qual o animal que se tem nas costas: o participante deve fazer perguntas aos restantes familiares (às quais as respostas só podem ser "sim" ou "não") na expectativa de recolher o máximo de pistas até identificar o animal que lhe foi atribuído.
Divirtam-se!