Frontpage Slideshow (version 2.0.0) - Copyright © 2006-2008 by JoomlaWorks
Início Exposições Em exibição PRÓXIMAS EXPOSIÇÕES
PRÓXIMAS EXPOSIÇÕES

185 exposições2

 

 

 

 

 

F U N D A Ç Ã O   D.   L U Í S   I


 E   X   P   O   S   I   Ç   Õ   E   S

 

 

 

 

 755 JOANA RA

 

JOANA REBELO DE ANDRADE

Desenho Baixo, Pintura Alta


CENTRO CULTURAL DE CASCAIS (capela), 19 JUNHO A 26 SETEMBRO

 

Esta exposição é constituída por uma série de pinturas sobre papel produzidos recentemente. Decidi explorar as diferentes volumetrias potenciadas pela materialidade do papel onde o desenho se revela na superfície plana – o "baixo" – conjugado com formas tridimensionais que emergem do suporte, em expressivo cromatismo. Em suma, transformar o desenho numa pintura "alta" através do relevo que criei, numa dialética que pretende desafiar o observador.
É uma proposta, uma espécie de jogo, de contraponto, entre opostos – o baixo e o alto – que sugere o título que dei à exposição.
Proponho aos espectadores múltiplos ângulos, diferentes prismas para cada forma, de modo a que cada um descubra, em cada ângulo, composições novas. O objetivo é que possa partilhar o meu processo criativo à medida em que a obra se vai revelando, tal como foi emergindo durante a execução, a cada etapa da conceção, até poder sentir que estava resolvida. Assim, também ao olhar extrínseco, a obra mostra, por si própria, diferentes sequências que se entrelaçam e pretendem surpreender, antes de sentir o apelo das seguintes.
Nos trabalhos que apresento no Centro Cultural de Cascais, fui modelando o papel e as obras foram surgindo, com cada forma a despertar a subsequente. Nasceram umas das outras, num processo contínuo, como se fossem uma cadeia, ou uma família. Cada ação, cada gesto, cada movimento conduz, intuitivamente, a algo mais, a qualquer coisa que possa ser surpreendente.
Um ato criador que deu lugar a estas pinturas com relevo, formas quase arquitetónicas, que pretendem potenciar os sentidos e planos de várias dimensões.

 

 

Joana Rebelo de Andrade (Rá) nasceu em 1983 em Lisboa, estudou arquitectura, desenho gráfico, pintura e tipografia, entre Portugal, França, Reino Unido e Estados Unidos. O seu trabalho é conceptual, cheio de cor, assinalado pela geometria e abstração com formas quase arquitectónicas. Tem participado em exposições coletivas e individuais e o seu trabalho encontra-se representado em coleções particulares em Portugal, Itália, Alemanha e EUA.

"É uma pintura que procura desfazer o espartilho resultante das múltiplas convenções e sistemas pelos quais integramos a experiência de viver em sociedade. É uma recusa da convencionalidade e a imposição de um programa de questionamento radical: tudo pode e deve ser inquirido quanto à sua lógica e função, tudo deve ser reconduzido ao estatuto de problema a resolver, conferindo assim ao acto criador uma dimensão epistemológica. Nesse sentido, o trabalho estético da Joana obedece ao traçado gouldiano: há que sair da ilhota para que esta possa crescer. É um trabalho que a todos os níveis torna o mundo mais habitável." (Valério Romão , Escritor e Filósofo)

 

 

 

 

 

 

755-Untitledfireplacerita barros

 

RITA BARROS

Room 1008: The Last Days


CENTRO CULTURAL DE CASCAIS (piso 0), 3 JULHO A 3 OUTUBRO 2021

 

É fotógrafa freelancer e professora-adjunta de fotografia na Universidade de Nova Iorque. Nasceu em Lisboa e vive em Nova Iorque desde a década de 80, altura em que começou a sua atividade na fotografia retratando as grandes figuras do jazz, pop e rock em concerto. No CCC apresentará um grupo de fotografias dedicadas ao Chelsea Hotel, onde vive há décadas.

 

 

 755 duarte pinto coelho

 

COLEÇÃO DUARTE PINTO COELHO

Quadros/ Objetos Religiosos


CASA DUARTE PINTO COELHO, 15 JULHO A JANEIRO 2022

 

 

 

 

ESAD CALDAS DA RAINHA


CENTRO CULTURAL DE CASCAIS (piso 2), 24 JULHO A 3 OUTUBRO 2021

 

Trata-se de uma exposição de alunos finalistas de mestrado em artes plásticas. A mostra dará conta da multiplicidade de técnicas que os alunos desenvolvem.

 

 

 

 

 

 

COLEÇÃO JOSÉ LIMA


CENTRO CULTURAL DE CASCAIS(piso 0 e 1), 16 OUTUBRO A 6 FEVEREIRO

 

 

 

 

 

  

HELDER FOLGADO


CENTRO CULTURAL DE CASCAIS (capela), 8 OUTUBRO A JANEIRO 2022

 

Nasceu no Funchal, em 1983. Com mestrado em Escultura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto, o artista madeirense trabalha em escultura, desenho, instalação, vídeo e performance. Mostra no CCC desenho/instalação, trabalhos inéditos – nos quais o artista explora o conceito de "território" - fruto de uma residência artística no Luxemburgo.

 

 

 

MOSTRA ESPANHA

Núria Vidal


CENTRO CULTURAL DE CASCAIS (piso2), 9 OUTUBRO A JANEIRO 2022

 

 

 

 

 755 O Caminho Maritimo2002 oleo- 110x110

Maria Velez, Caminho Maritimo, 2002 | Óleo sobre tela, 110x110 cm

 

MARIA VELEZ

Não basta olhar para ver


CENTRO CULTURAL DE CASCAIS (piso 0),  ADIADA PARA 2022 

 

 

Estas notas são a introdução ao meu trabalho:
– Utilizei os conhecimentos alcançados por muitos outros construtores da forma e decidi fazer uma exposição que mostre como evoluí. Trata- se de uma análse à abordagem consciente que fiz aos ensinamentos que me marcaram desde o sec. XIX – o impressionismo, o expressionismo, o cubismo, a abstração – para chegar à compreensão da arte atual.
À medida que fui experimentando a construção das formas, fui descobrindo as regras por elas definidas quero por isso mostrar aquilo que me parecia tão difícil e que se tornou natural pela experiência. Conversando com pessoas não ligadas às artes sobre esta minha intenção, mostraram- se interessadas. Daí a vontade de partilhar o que levou anos a construir, mas que agora é tão simples de analisar. Por isso resolvi analisar o meu percurso pelos meus copianços, ou seja, as influências que estruturaram a minha aprendizagem. Influências experimentadas no percurso do meu trabalho e o diálogo entre elas para chegar à minha própria expressão.

 

Maria Velez [1935 – 2017] destacou-se na pintura, gravura, tapeçaria e na área da moda. Ao longo do seu percurso artístico apresentou exposições individuais e coletivas em Portugal e no estrangeiro, em cidades como Madrid, Barcelona, Tóquio, Rio de Janeiro, São Paulo, Paris e Bruxelas. O CCC acolherá uma retrospetiva completa da obra da artista, com a apresentação em simultâneo de um catálogo raisonné.

 

 

 JOANA PÁ


CENTRO CULTURAL DE CASCAIS (capela) -  ADIADO 

 

 

 

LUÍS GERALDES


CENTRO CULTURAL DE CASCAIS (piso 2)-  ADIADO 

 

Ao longo do seu percurso artístico, Luís Geraldes tem visto a sua obra ser reconhecida um pouco por todo o mundo. O artista apresenta exposições em países como Estados Unidos, Espanha, Reino Unido ou Austrália. Nasceu em 1957 numa aldeia do concelho da Covilhã, mudou-se para Angola aos quatro anos e escolheu a Austrália para viver, onde está radicado há mais de 30 anos. Entre a pintura e a escultura reflete nos seus trabalhos a ciência e a simbologia exotérica, com a abundância da cor. "Entre a Ciência e o Espírito" é o título da exposição que mostra no Centro Cultural de Cascais. Trata-se de uma mostra que reúne entre 30 a 50 pinturas que "pretendem falar sobre a condição humana".

 

 

 

CHRISTIN INSTAD


CENTRO CULTURAL DE CASCAIS (piso 2) -  ADIADO 

 

Christine Istad trabalha em fotografia, vídeo e instalação. Nasceu em 1963, estudou em Oslo e em Nova Iorque. É autora de diversos projetos públicos, participou em exposições coletivas e individuais na Noruega e Estados Unidos, entre outros países. A artista apresentará uma seleção dos seus trabalhos mais recentes.

 

Agenda

<<  Abril 2021  >>
 Se  Te  Qu  Qu  Se  Sá  Do 
     1  2  3  4
  5  6  7  8  91011
12131415161718
19202122232425
2627282930