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 Artistas Unidos dizem os grandes poetas nacionais.

 A começar, poesia erótica escolhida por Natália Correia.

 

 

A programação de Em Voz Alta, os nossos Poetas em 2019 inicia-se com a leitura, por Manuel Wiborg e Luís Lucas, de poemas selecionados da Antologia de Poesia Portuguesa Erótica e Satírica, lançada em 1966. Relembre-se que este conjunto de poesias recolhidas por Natália Correia foram então objeto de censura e apreensão e matéria de julgamento da poeta em Tribunal Plenário, acusada de imoralidade e ofensa ao "pudor geral", à "decência", à "moralidade pública" e aos "bons costumes".

 

A Fundação Dom Luís I junta-se, pelo segundo ano consecutivo, aos Artistas Unidos, para celebrar a obra de grandes poetas nacionais.


Jorge Silva Melo, Lia Gama, Maria João Luís e Catarina Wallenstein, entre outros atores, vão estar na Casa Sommer para dizer "Em Voz Alta" a poesia de autores como Camões, Sophia de Melo Breyner, Natália Correia, Mário Cesariny ou Carlos de Oliveira.


As sessões de Em Voz Alta, os nossos Poetas surgem de uma parceria entre a Fundação Dom Luís I, a Câmara Municipal de Cascais e o grupo de teatro Artistas Unidos. A entrada é gratuita nas sessões que decorrem mensalmente, entre janeiro e dezembro de 2019.


Salvato Teles de Menezes, presidente da Fundação Dom Luís I, salienta: "A Fundação recebe com grande satisfação mais um ano da iniciativa Em Voz Alta, os nossos Poetas. Em 2018, a obra de autores nacionais chegou a vários públicos graças a este projeto dos Artistas Unidos, que se revelou um verdadeiro êxito. Em 2019, apostamos num formato renovado, para que a Poesia portuguesa esteja mais viva do que nunca, agradecendo, desde já, a parceria dos Artistas Unidos e a sua aposta no público do Bairro dos Museus."

 

 

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Jorge Silva Melo, diretor artístico dos Artistas Unidos, realça a importância de a poesia ser dita em voz alta: "Eu gosto de ler em voz alta, eu gosto de ouvir poesia lida pelos atores, elegíaca, irónica, sarcástica, magoada, nostálgica, determinada, voz clara na noite, voz obscura ao contrário do dia. Gosto de poesia, de ver gente, sentir gente à volta das palavras suspensas do poeta."

 

 

19 de Janeiro

Poesia erótica portuguesa

(da antologia de Natália Correia)

por Manuel Wiborg e Luís Lucas

 

NATÁLIA CORREIA nasceu na Fajã de Baixo, São Miguel, Açores, a 13 de setembro de 1923. Poetisa, ficcionista, contista, dramaturga, ensaísta, editora, jornalista, cooperativista, deputada à Assembleia da República (primeiro pelo PSD, depois como independente pelo PRD), foi uma das vozes mais proeminentes da literatura e da cultura portuguesas na segunda metade do século xx, tendo resistido energicamente ao Estado Novo e aos radicalismos do pós-25 de Abril. Ecuménica e eclética, filantropa e idealista, anteviu um novo tempo, que garantisse a paz, a dignidade humana, a justiça social e o direito à diferença como raízes indeléveis da democracia. Morreu em Lisboa, a 16 de março de 1993.

 

 

 

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CARLOS DE OLIVEIRA Nasceu em 1921 no Brasil, filho de imigrantes portugueses, mas a família regressou a Portugal quando o poeta tinha 2 anos fixando-se em Cantanhede onde o seu pai exerceu medicina. Em 1933 mudou-se para Coimbra por fim de completar os estudos secundários e universitários licenciando-se em Ciências Histórico-Filosóficas em 1947, com a tese Contribuição para uma estética neorrealista. É precisamente neste período que despertou para a escrita no seio do movimento neorrealista tendo publicado o seu primeiro livro de poesia, intitulado Turismo, em 1942 e o primeiro romance, Casa na Duna no ano seguinte. Em 1948 muda-se para Lisboa vindo a colaborar com várias publicações como a revista Vértice da qual foi diretor. Em 1953 publica o romance Uma Abelha na Chuva considerada uma das obras mais importantes da literatura portuguesa do século XX. Com a publicação do livro de poemas Cantata em 1960, que marcou a evolução do seu discurso poético, os seus trabalhos posteriores foram eleitos entre a poesia portuguesa contemporânea de referência. Em Abril de 1972 estreou o filme Uma Abelha na Chuva de Fernando Lopes, numa adaptação do romance com o mesmo nome. Publicou em 1978 a obra Finisterra considerada como renovadora do romance português. Morreu em Lisboa em 1981.

 

 

 

25 de Março

José Afonso por Lia Gama, António Simão e João Meireles

 

JOSÉ AFONSO nasceu em Aveiro em 1929, filho de um magistrado e de uma professora primária. A infância reparte-se entre Aveiro, Angola, Moçambique, Belmonte e Coimbra. Em 1953 grava os primeiros discos, com «Fado das Águias» e outras canções. Em 1960 grava a «Balada de Outono» e regressa a África em 1964 como mestre-escola, experiência que se revelará fundamental na sua formação política. Expulso do ensino por razões políticas, dedica-se mais assiduamente à música e inicia um período de gravações regulares com «Cantares do Andarilho» (1968). Participa activamente no III Congresso da Oposição Democrática, em Aveiro, em Março de 1973 (onde estreia em público «O Que Faz Falta») e envolve-se na acção politica com grupos de vários sectores da Esquerda, desde o PCP à LUAR. Publica «Venham mais Cinco» (73). Em 29 de Março de 1974 participa no Encontro da Canção, no Coliseu dos Recreios, onde a censura não lhe permite cantar mais do que duas canções: «Milho Verde» e «Grândola Vila Morena». Em 1983 realiza os últimos espectáculos, nos coliseus de Lisboa e Porto. Publica o disco «Ao Vivo no Coliseu» e um belíssimo LP de originais, «Como Se Fora Seu Filho». Em 1985 publica o derradeiro disco, «Galinhas do Mato», onde já só dá voz a dois dos temas. Os restantes têm interpretações de Janita Salomé, Helena Vieira, Luís Represas, Né Ladeiras e José Mário Branco. Morreu em Setúbal em 1987.

 

 

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SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN Nasceu em 1919 no Porto. Em 1939-1940 estudou Filologia Clássica na Universidade de Lisboa. Publicou os primeiros versos em 1940, nos Cadernos de Poesia. Na sequência do seu casamento com Francisco Sousa Tavares, em 1946, passou a viver em Lisboa. Foi mãe de cinco filhos, para quem começou a escrever contos infantis. Além da literatura infantil, Sophia escreveu também contos, artigos, ensaios e teatro. Traduziu Eurípedes, Shakespeare, Claudel, Dante e, para o francês, alguns poetas portugueses. Em termos cívicos, a escritora caracterizou-se por uma atitude interventiva, tendo denunciado ativamente o regime salazarista e os seus seguidores. Foi ainda fundadora e membro da Comissão Nacional de Apoio aos Presos Políticos. Após o 25 de Abril, foi eleita para a Assembleia Constituinte, em 1975, pelo círculo do Porto, numa lista do Partido Socialista. Com uma linguagem poética quase transparente e íntima, ao mesmo tempo ancorada nos antigos mitos clássicos, Sophia evoca nos seus versos os objetos, as coisas, os seres, os tempos, os mares, os dias. Morreu em 2004 em Lisboa.

 

 

 

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MÁRIO CESARINY Nasceu em lisboa em 1923. Poeta e pintor formou-se na Escola de Artes Decorativas António Arroio, estudou música com Fernando Lopes Graça e frequentou a academia parisiense La Grande Chaumière. É considerado o mais importante poeta do surrealismo português, tendo exercido grande influência na criação do Grupo Surrealista de Lisboa, em 1947, no mesmo ano em que se encontrou com André Breton, facto que marcaria o seu trabalho pictórico e literário. A sua personalidade inquieta e algumas discordâncias ideológicas levariam-no a afastar-se desse grupo e a lançar Os Surrealistas, escrevendo o Manifesto Abjeccionista, com Pedro Dom. Dos primeiros anos da década de 40 datam as suas primeiras pinturas, poemas e desenhos. Após uma breve passagem pelo neo-realismo e de influências de Cesário Verde e do futurismo de Álvaro Campos, é na corrente surrealista que encontra o seu estilo. Defensor e impulsionador de um movimento surrealista em Portugal, Cesariny influenciou diversos artistas portugueses. Morreu em Lisboa em 2006.

 

 

 

3 de Junho

Poesia infanto-juvenil

 

 


21 de Setembro

Novíssima poesia portuguesa

MARCOS FOZ e SEBASTIÃO BELFORT CERQUEIRA

por Nuno Gonçalo Rodrigues e Jorge Silva Melo

 

 

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19 de Outubro

Poesia e Música

(Lacerda, Hatherly, Osório, Pessanha, Pessoa, Cochofel,
Sena, José Blanc, Gomes Ferreira, Castro Mendes, Cesariny
)

por Catarina Wallenstein, João Meireles,
Jorge Silva Melo e Nuno Gonçalo Rodrigues

 

 

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LUÍS DE CAMÕES Terá nascido em Lisboa em 1524 numa família de pequena nobreza Sobre a sua infância pouco se sabe mas terá recebido uma sólida educação nos moldes clássicos, dominando o latim e conhecendo a literatura e a história antigas e modernas. Pode ter estudado na Universidade de Coimbra, mas não existe registo. Frequentou a corte de D. João III, iniciou a sua carreira como poeta lírico. Diz-se que, por conta de um amor frustrado, se autoexilou em África, alistado como militar, onde perdeu um olho em batalha. Voltando a Portugal, feriu um servo do Paço e foi preso. Perdoado, partiu para o Oriente onde viveu vários anos enfrentando uma série de adversidades, combatendo ao lado das forças portuguesas. Foi neste período que escreveu a sua obra mais conhecida, Os Lusíadas. Morreu em Lisboa em 1580.

Logo após a sua morte a sua obra lírica foi reunida na coletânea Rimas, tendo deixado também três obras de teatro cómico. Camões foi um renovador da língua portuguesa e tornou-se um símbolo da identidade nacional sendo atualmente uma referência para toda a comunidade lusófona internacional.

 

 

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DAVID MOURÃO-FERREIRA nasceu em Lisboa, em 1927. Em 1951, licencia-se em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Autor polifacetado, a sua obra reparte-se pela poesia, pelo ensaio, pela crítica literária, pela tradução, pelo romance, pelo jornalismo. Os seus primeiros poemas são publicados na Seara Nova, na década de 1940, embora seja com a revista Távola Redonda, na década seguinte, que a sua criação poética ganhou fôlego. Os seus poemas Sombra, Maria Lisboa ou Barco Negro ganharam notoriedade ao serem cantados por Amália Rodrigues. Foi ainda Secretário de Estado da Cultura entre 1976 e 1979, dirigiu a Revista Colóquio Letras e foi director do Serviço de Bibliotecas Itinerantes da Calouste Gulbenkian. Morreu em Lisboa, em 1996.

 

 

 

 

 

O S   L E I T O R E S


 

 

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LIA GAMA Estudou na Escola René Simon em Paris. Trabalhou no Teatro Estúdio de Lisboa, no Teatro Experimental de Cascais, na Casa da Comédia, no Teatro da Cornucópia, no TNDMII, entre outros, em peças de Gorki, J. Jourdheuil, Horvath, Jorge Silva Melo, Benjamino Joppolo, Ricardo Pais, Pirandello, Harold Pinter, Joe Orton, Bertolt Brecht, Jean Anouilh, Ustinov, Y. Jamiacque, Racine, G. Lobato,Natália Correia, Genet, Gombrowicz, Shakespeare, Santareno e P. Shaeffer, etc. Trabalhou com Jorge Listopad, Fernando Gusmão, José Cardoso Pires, João Mota, Norberto Barroca, Carlos Fernando, João Lourenço, entre outros. Nos Artistas Unidos, recentemente, participou em A Voz dos Poetas (2017).

 

MARIA JOÃO LUÍS estreou-se em 1985 n A BARRACA. Trabalhou na Casa da Comédia, Acarte, Malaposta, Comuna, Cornucópia, TNDMII, Teatro do Bairro, TNSJ. Dirige actualmente o Teatro da Terra, sediado em Ponte de Sor. Interpretou várias peças na televisão, assim como séries e novelas. Nos Artistas Unidos participou recentemente em Doce Pássaro da Juventude (2015) e A Noite da Iguana de Tennessee Williams (2017).

 

JORGE SILVA MELO Estudou na FLUL e na London Film School. Estagiou com Giorgio Strehler em Milão e com Peter Stein em Berlin. Fundou o Teatro da Cornucópia em 1973. Fundou em 1995 os Artistas Unidos de que é director artístico.

 

MANUEL WIBORG fez os cursos do IFICT e frequentou a ESTC. Estreou-se no teatro com Amo-te de Abel Neves (enc.: Almeno Gonçalves - Teatro da Cornucópia). Ingressou no Teatro da Malaposta onde trabalhou com Jorge Silva Melo, José Peixoto, Mário Jacques. Trabalhou com Jean Jourdheuil em Germania 3 de Heiner Müller. Trabalhou com Luís Pais em Nada do Outro Mundo de António Cabrita. Traduziu, encenou e interpretou a peça Hotel Orpheu de Gabriel Gbadamosi com Miguel Hurst. No cinema trabalhou com Manuel Mozos, Joaquim Pinto, António Campos e Jorge Silva Melo. Fundou os APA - Actores Produtores Associados para quem dirigiu várias peças. Nos Artistas Unidos participou em várias peças de 1995 a 2010.

 

LUÍS LUCAS frequentou o curso de Teatro do Conservatório Nacional. Estreou-se em 1972 no Teatro da Comuna de que foi um dos membros fundadores. Em França estagiou no Théatre du Soleil e foi assistente de Jean Jourdheuil e Patrice Chéreau. Tem desde então trabalhado com o Teatro da Cornucópia, Osório Mateus, Teatro da Graça, Teatro Nacional D.Maria II. Nos Artistas Unidos participou em Cada dia a cada um a liberdade e o reino (2003) e A Voz dos Poetas (2017).

 

ANTÓNIO SIMÃO tem os cursos do IFICT (1992) e IFP (1994). No teatro trabalhou com Margarida Carpinteiro, António Fonseca, Aldona Skiba-Lickel, Ávila Costa, João Brites, Melinda Eltenton, Filipe Crawford, Joaquim Nicolau, Gil Lefévre-Kiraly, François Berreur, Antonino Solmer, Jean Jourdheuil, Pedro Carraca, João Meireles e João Pedro Mamede. Integra os Artistas Unidos desde 1995, onde trabalhou em mais de 70 espetáculos como actor, encenador, assistente e produtor, tendo participado recentemente em A Estupidez de Rafael Spregelburd e O Cinema de Annie Baker (2017).

 

NUNO GONÇALO RODRIGUES É diplomado pela ESTC. Em 2013 fundou Os Possessos (Rapsódia Batman, 2014; II - A Mentira, 2015; Marcha Invencível, 2017). Nos Artistas Unidos, participou recentemente em A Noite da Iguana, de Tennessee Williams, A Vertigem dos Animais antes do Abate, de Dimítris Dimitriádis e O Grande Dia da Batalha (2017). É, desde 2015, assessor de imprensa nos Artistas Unidos.

 

PEDRO CARRACA trabalhou com António Feio, Clara Andermatt, Luís Miguel Cintra, João Brites, Diogo Dória e Maria do Céu Guerra. Integra os Artistas Unidos desde 1996. Recentemente participou em O Novo Dancing Eléctrico (2016), A Noite da Iguana de Tennessee Williams, O Cinema de Annie Baker e A Vertigem dos Animais Antes do Abate de Dimítris Dimitriádis (2017).

 

JOÃO MEIRELES tem se trabalhado com Luís Varela, Manuel Borralho, Ávila Costa, Adolfo Gutkin, Aldona Skiba-Lickel, José António Pires, o Pogo Teatro e o Teatro Bruto. Integra os Artistas Unidos desde 1995, onde participou, mais recentemente, em A Noite da Iguana de Tennessee Williams e A Vertigem dos Animais Antes do Abate de Dimitris Dimitriádis (2017).

  


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