Visita 360

VIVIAN MAIER: STREET PHOTOGRAPHER

“Vivian Maier: Street Photographer”recebeu milhares de visitantes no Centro Cultural de Cascais, colocando o país ao nível de Espanha, França, Suécia, Alemanha, Itália, Canadá e Taiwan, entre outros grandes centros culturais por onde já foi exibida esta exposição. Depois do êxito alcançado, a Fundação D. Luís I e a Câmara Municipal de Cascais lançam a visita virtual à mostra, para que todos possam ter acesso ao poderoso e único universo criativo da fotógrafa amadora. A curadora Anne Morin explica cada uma das temáticas, numa reveladora visita guiada à distância.

A história de Vivian Maier é extraordinária. Durante mais de quarenta anos, Maier trabalhou como ama em Chicago. Nos tempos livres, percorreu as ruas daquela cidade e de Nova Iorque aproveitando esses passeios para tirar centenas de milhares de fotografias que nunca exibiu ou terá sequer mostrado a alguém.

Foi apenas em 2007 que o historiador John Maloof, mais tarde também ele fotógrafo e realizador de cinema, descobriu, por acaso, a obra de Maier, quando comprou em leilão o conteúdo abandonado de dois contentores de armazém, onde a antiga ama tinha guardado os seus arquivos fotográficos. 

  

Desde então, o trabalho da "misteriosa ama-fotógrafa", que tem sido objecto de grande aclamação e atenção pela crítica especializada e pelos amantes da fotografia, já foi apresentado em galerias e museus e publicado em revistas e jornais de todo o mundo, tendo sido tema do documentário "Finding Vivian Maier", nomeado para o Óscar em 2014. A atenção que a história de Maier gerou é apenas ofuscada pela qualidade surpreendente do seu legado fotográfico.

A exposição, inédita em Portugal, reune no Centro Cultural de Cascais fotografias impressionantes da vida nas ruas das cidades americanas realizadas entre 1953 e 1984, a preto e branco e a cores, uma selecção dos peculiares autorretratos da artista, bem como 9 trabalhos em vídeo realizados em Super 8.

Para além da curiosa história da excêntrica, intelectual e reservada "ama Vivian", esta exposição demonstra a notável qualidade da obra de Vivian Maier, a fotógrafa, hoje posicionada num lugar de destaque entre os melhores "fotógrafos de rua" do século XX.

 377   377