Início Outros Percursos CASCAIS MPQ 2021

QUARTETO COM PIANO

Cascais MPQ

TEMPORADA 2021 NO CENTRO CULTURAL DE CASCAIS

No ano em que comemora 30 anos, o Cascais Moscow Piano Quartet assinala os 250 anos do nascimento de Ludwig van Beethoven. Na temporada de 2020, o Cascais MPQ apresenta a integral dos Quartetos com Piano de Beethoven e de Brahms.

AUDITÓRIO

CENTRO CULTURAL DE CASCAIS

BILHETES À VENDA NOS LOCAIS HABITUAIS, EM BOL.PT

NO CENTRO CULTURAL DE CASCAIS E NA CASA DAS HISTÓRIAS PAULA REGO

Sujeita à lotação do espaço de acordo com as normas da DGS

26 SETEMBRO

IN MEMORIAM

C. FRANCK: Trio com piano Op. 1 No1
1o Andamento: Andante con moto

L.V.BEETHOVEN: Trio com piano Op. 70 No5, "Geister"
2o Andamento: Largo assai ed espressivo

J. BRAHMS: Trio com piano Op. 87 No 2

2o Andamento: Andante con moto

F. SCHUBERT: Trio com piano Op. 100 em Mi bemol Maior
2o Andamento: Andante con moto

A. DVORAK: Trio com piano Op. 90 "Dumky"
4o Andamento: Andante moderato (quase tempo di marcia)

A. ARENSKY: Trio com piano Op. 32 No 1
3o Andamento: Elegia- Adagio

W.A. MOZART: Trio com piano K.502
2o Andamento: Larghetto

17 OUTUBRO

MOZART: Trio com piano em Si bemol Maior
KV 502
1. Allegro
2. Larghetto
3. Allegretto

DVORAK: Trio com piano em Mi menor Op.90 "Dumky"
1. Lento maestoso - Allegro vivace, quase doppio movimento - Tempo primo - Allegro molto
2. Poco Adagio - Vivace non troppo
3. Andante - Vivace non troppo - Andante - Allegretto
4. Andante moderato(quasi tempo di marcia) - Allegretto scherzando - Meno mosso - Allegro - Moderato
5. Allegro

(violoncelo)

MARIA CASTRO BALBI
(violino)

Nasceu em Moscovo em 1964. Iniciou os estudos de piano aos 6 anos na Escola de Música Gnessin vindo a terminar cum lauda o Curso Superior no Instituto Pedagógico de Gnessin, nas classes de Alexander Satz (Piano) e de Valeri Samoliotov e Irina Anastasieva (Música de Câmara). Com o Trio Gnessin, que formou nessa altura, realizou tournées por várias cidades da União Soviética. Em 1990 participou com M. Arguerich, A. Rabinovitch e A. Batagov num CD com música de A. Rabinovitch, galardoado com um Diapason d'Or. É membro fundador do Moscow Piano Quartet (MPQ), primeira formação do género na Rússia, criada em 1989 e com a qual efectuou inúmeros concertos em Moscovo e S. Petersburgo, bem como digressões na Letónia, em Portugal, Espanha França., Itália, Alemanha, Grécía, Japão e Benelux. O grupo participou nos festivais do Estoril, de Sintra, do Algarve, de Alcobaça, de Mafra, de Assisi, de Palma de Maiorca, de Macau, de Kreuth, entre outros, e reside desde 1993 em Cascais com o estatuto de "Quarteto Residente". Eremine é co-director artístico do Festival de Castelo Branco e tem actuado com músicos como N. Gutman, M. Berlinskaia, V. Samoliotov e M. Gerónimo. Em 1998 organizou no Porto o concerto para sete pianos que reuniu Pedro Burmester, António Rosado, Luis Miguel Borges Coelho, Fausto Neves, Jaime Mota e Luis Filipe Sá, interpretando uma obra de Vladimir Martinov em estreia mundial e obras de Steve Reich e Morton Feldman, numa actuação gravada em CD pela etiqueta BMG. Foi professor no Instituto Gnessin e na Escola Profissional de Arcos do Estoril, leccionando actualmente na Academia Nacional Superior de Orquestra.

Iniciou os seus estudos musicais e de violoncelo em Moscovo aos 6 anos de idade. Em 1985 conclui o mestrado no Instituto Musical e Pedagógico de Gnessin pelo qual é convidado a leccionar nas classes de Quarteto e Música de Câmara e onde trabalhou até à sua vinda para Portugal em 1991. Laureado com o 2º Prémio no Concurso de Violoncelo da Federação Russa em 1985 e o 3º Prémio no Concurso de Quartetos de Cordas da U.R.S.S., em 1987. Foi membro do Quarteto Gossteleradio (da Rádio e Televisão Estatal ) da Federação Russa de 1987 a 1989, com o qual fez inúmeras gravações para os arquivos da rádio e televisão, alguns editados posteriormente em CD. Actuou em mais de 150 concertos por toda a União Soviética, Índia, Algéria e Itália. Em 1989 fundou o Moscow Piano Quartet , com o qual tem actuado em concertos pela Rússia, Europa e, Macau e Japão. Ao longo da sua carreira apresentou-se em palco com artistas de renome dos quais são exemplo o Quarteto Borodine, Natália Gutman, Naum Starkman, Dmitri Alekseev, António Saiote, entre muitos outros. Trabalhou de perto com o compositor Alfred Schnittke, tendo sido um dos primeiros intérpretes do seu 3.º Quarteto de Cordas e do Quarteto com Piano. É co-director artístico do Festival Internacional de Música de Castelo Branco desde a 1.ª edição.

Nasceu em Lima, no Perú, e começou a estudar piano aos três anos de idade e violino aos cinco. Apresenta-se regularmente na Ásia, na Europa e nos Estado Unidos da América. Como solista, atuou recentemente numa digressão em França, com a Orchestre d'Aubagne, e em Lisboa, com a Orquestra Gulbenkian. Frequentou o Conservatório Nacional de Lyon, em França, onde se diplomou com as Medalhas de Ouro em violino e solfejo. Estudou posteriormente no Conservatório Nacional Superior de Música de Paris tendo recebido os prémios em violino e música de câmara. Mais tarde, estudou com Phillip Hirshorn e Viktor Liberman na Hochschule von dem Kunsten, na Holanda, e com Tibor Varga na École des Archets, na Suíça. Frequentou cursos de aperfeiçoamento orientados por Zakhar Bron, Augustin Dumay, Alexis Galpérine, Edward Schmieder, Boris Belkin e Stefan Giorgiu, entre outros, e participou em importantes festivais, como o Festival des Arcs (França) e o Holland Music Sessions. É membro fundador do grupo de fado Trinados, tendo realizado digressões no Brasil, Marrocos, Portugal, Espanha e Estados Unidos da América. Maria Balbi reside em Lisboa, onde integra o corpo docente do Instituto Piaget e é professora de violino na Academia Metropolitana de Música de Lisboa.

<<  Novembro 2021  >>
  8  91011121314